Sexo faz bem para o coração. Romantismo aliado à academia é receita de saúde

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Quando a gente pensa em “exercício para o coração”, a primeira imagem que vem à mente é uma esteira monótona ou o sofrimento para levantar aquele último peso na academia, mas tem outras alternativas que envolvem mais prazer que podem ser um baita treino para o seu motor principal.

Podemos, então, conversar sobre como o sexo faz bem para o coração, unindo o útil ao agradabilíssimo. Ninguém está querendo fugir da academia, mas a ciência está do nosso lado, e, talvez, após ler este texto, você vai olhar para a saúde do seu coração com outros olhos (e talvez um sorriso no rosto).

O “cardio” que você não sabia que precisava

Pense na atividade sexual como um treino funcional completo. Você se move, sua respiração acelera e, o mais importante, seu coração entra no ritmo. Durante o ato, acontece um processo muito parecido com um exercício aeróbico moderado:

  • Aumento da frequência cardíaca: Seu coração pode passar de 70 batimentos por minuto para até 150, o que é comparável a uma caminhada rápida ou a subir alguns lances de escada, configurando um ótimo “estímulo” para o músculo cardíaco.
  • Melhora da circulação: O sangue começa a fluir com mais vigor por todo o corpo para levar oxigênio aos músculos. Uma boa circulação é essencial para prevenir coágulos e manter as artérias saudáveis.

Basicamente, é um workout particular que não exige mensalidade e que, convenhamos, tem uma recompensa bem mais interessante no final.

Mais que músculos: A química do bem-estar no coração

Mas os benefícios não são apenas físicos. A mágica acontece também na química do nosso cérebro, que tem um impacto direto na saúde cardiovascular.

Quando estamos em um momento de intimidade, nosso corpo libera um coquetel de hormônios do bem:

  • Endorfina: O famoso analgésico natural do corpo, que promove uma sensação de euforia e bem-estar.
  • Oxitocina: Conhecido como o “hormônio do amor” ou “hormônio do abraço”, ele fortalece laços afetivos e tem um efeito calmante poderoso, ajudando a reduzir a pressão arterial e os níveis de cortisol (o hormônio do estresse).

E sabendo que o estresse é um dos maiores vilões do coração, já podemos concluir que uma vida sexual ativa e saudável funciona como uma válvula de escape natural contra a ansiedade e as pressões do dia a dia.

Então, é hora de cancelar a matrícula na academia?

Um momentinho, apressado! Embora o sexo seja um excelente complemento, ele não substitui os exercícios físicos regulares recomendados pelos médicos. Pense nele como um bônus incrível na sua rotina de autocuidado.

A combinação de uma dieta equilibrada, exercícios (os da academia também, tá?) e uma vida íntima satisfatória é a verdadeira fórmula para um coração forte e feliz. Um pilar ajuda o outro.

Cuide do seu motor principal com um sorriso no rosto

Entender que o sexo faz bem para o coração é mais um motivo para cuidar da sua saúde com prazer e sem neuras. Mas lembre-se: a saúde cardiovascular é coisa séria, embora o caminho para mantê-la possa ser divertido.

Seu coração merece atenção e acompanhamento profissional para continuar batendo no ritmo certo, seja na esteira ou em momentos mais… íntimos. O melhor é fazer um check-up e garantir que seu motor está 100%. Na Clínica Fares, temos uma equipe de cardiologistas pronta para te ajudar a cuidar da sua saúde com a seriedade e o carinho que você merece.

Agende sua consulta de cardiologia na Clínica Fares e mantenha seu coração em dia!

Share this content:

Publicar comentário