Dia do Cirurgião Plástico: Celebrando quem restaura, transforma e cuida com arte e ciência

Tempo estimado de leitura: 2 minutos



Em 07 de dezembro, comemora-se o Dia do Cirurgião Plástico no Brasil, o que representa um bom momento para lembrar o lendário Ivo Pitanguy. Ele foi o brasileiro pioneiro em democratizar o acesso à cirurgia plástica e defender sua dimensão humanista. Conhecido no mundo todo, Ivo Pitanguy foi o médico que se dispôs a atender gratuitamente as vítimas de uma das maiores tragédias ocorridas no Brasil: o incêndio do Gran Circus Norte-Americano, em Niterói-RJ, que provocou mais de 500 mortes e centenas de feridos em 1961. O médico chamou a atenção do mundo para a importância da cirurgia plástica na mitigação dos danos causados pelas queimaduras e na recuperação dos pacientes vitimados por um acontecimento que chocou o mundo.

Além da estética

Na Clínica Fares, entendemos que a cirurgia plástica vai muito além da estética, pois é uma especialidade médica que restaura funções, corrige sequelas, devolvendo dignidade. E, sim, também promove bem-estar e confiança. Seja em procedimentos reparadores após traumas ou doenças, ou em intervenções eletivas com foco no equilíbrio corporal, o cirurgião plástico trabalha com precisão, ética e empatia.

Mais do que beleza, saúde e humanidade


Muitos não sabem, mas grande parte da atuação do cirurgião plástico está ligada à medicina reparadora:

-Reconstrução mamária pós-câncer
-Correção de malformações congênitas
-Tratamento de queimaduras e lesões
-Cirurgias pós-bariátricas


Esses procedimentos são essenciais para a reintegração social, funcional e emocional do paciente, já que reforçam que a beleza, quando aliada à saúde, é um direito, não um luxo.

Na Clínica Fares, priorizamos:

  • Atendimento humanizado e individualizado;
  • Transparência nas informações e expectativas;
  • Segurança técnica e protocolos atualizados;
  • Respeito ao tempo e às decisões do paciente;


Neste Dia do Cirurgião Plástico, vamos homenagear não apenas a habilidade técnica, mas a capacidade de escutar, acolher e transformar vidas com responsabilidade. E, claro, estender nossos cumprimentos aos profissionais que exercem esta função na Clinica Fares.

Share this content:

Publicar comentário