Dia do Farmacêutico, um profissional além da bula
Pense rápido: quem é o profissional que decifra aquela caligrafia difícil e, muitas vezes, é a primeira pessoa da área da saúde com quem conversamos? Se você pensou no farmacêutico, acertou em cheio.
Esse profissional é um dos guardiões mais importantes da nossa saúde, uma barreira de segurança entre tratamentos de sucesso e riscos desnecessários.
Neste Dia do Farmacêutico, queremos não apenas prestar uma homenagem, mas também abrir os seus olhos para o valor imenso desses especialistas, e para isso, ninguém melhor do que a coordenadora da nossa equipe de Farmácia na Clínica Fares, Licia Mayo.
O que um farmacêutico realmente faz por você?
Muito além do balcão, o farmacêutico é sua primeira linha de defesa para o uso seguro de medicamentos, pois ele é quem garante que o tratamento prescrito funcione da melhor forma possível. Esse cuidado se traduz em ações diárias, como:
- Orientar sobre o uso correto: Explicar a dose exata, o melhor horário e se o medicamento precisa ser ingerido com alimentos.
- Alertar sobre interações perigosas: Verificar se aquele novo remédio não vai “brigar” com outros que você já utiliza, evitando reações adversas prejudiciais à saúde.
- Oferecer alternativas seguras: Indicar opções de medicamentos isentos de prescrição para sintomas leves, como uma dor de cabeça ou resfriado, guiando você para longe da automedicação perigosa.
Conheça Licia Mayo: Uma vida dedicada à farmácia
Aqui na Clínica Fares, temos uma equipe que vive essa missão todos os dias e, à frente desse time está Licia Mayo. Trata-se de uma profissional com 25 anos de experiência e uma paixão contagiante pela profissão.
Licia não apenas supervisiona o trabalho, mas inspira uma equipe inteira, garantindo a precisão e o cuidado em cada detalhe. Ela lidera um time fantástico, que inclui Fernanda e Ingrid, em Osasco; Cyntia e Fernanda, em Santo Amaro; Naiara, na Penha; e o núcleo da Vila Nova Cachoeirinha, com Amanda, Sueli, Rafael e a estagiária Isabela.
Um alerta que pode salvar vidas
Aproveitando esta data especial, Licia faz um apelo que vem do coração e de sua vasta experiência, especialmente direcionado ao cuidado com nossos familiares mais velhos.
“Tenham um cuidado redobrado com os medicamentos que os idosos utilizam em casa. A automedicação é perigosa e pode ser fatal. Não permitam que façam uso de qualquer medicamento sem orientação de um profissional. A interação entre as substâncias presentes nos medicamentos pode agravar o estado de saúde e resultar em consequências graves.”
Essa não é apenas uma dica, é um conselho que salva vidas, pois aquele remédio que parece inofensivo pode ter um efeito devastador quando combinado com outro. Por isso, a orientação de um farmacêutico ou médico é indispensável.
Nossa homenagem ao time de farmácia
Nesta data, nossa homenagem vai para a Licia, as Fernandas, a Ingrid, a Cyntia, a Naiara, a Amanda, a Sueli, o Rafael e a Isabela e, através deles, a todos os farmacêuticos que dedicam suas vidas a garantir a nossa segurança e bem-estar.
Eles são a prova de que o cuidado farmacêutico é uma mistura de ciência, precisão e, acima de tudo, muita humanidade.
Participe da homenagem
Agora é a sua vez, pois se você tem alguma história com um farmacêutico que marcou sua vida é a hora de abrir seu coração. E aquele conselho que fez toda a diferença ou um gesto de cuidado que você nunca esqueceu?
Deixe sua homenagem nos comentários abaixo e vamos juntos celebrar esses profissionais incríveis.
—
Share this content:



Publicar comentário